A Administração Municipal de Imigrante, por meio da Secretaria de Saúde e Assistência Social, encontrou possíveis focos de reprodução do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. A agente de endemias, Sandra Masotti, esteve no cemitério do bairro Daltro Filho e encontrou água acumulada.
“Este trabalho é feito quinzenalmente, nos pontos estratégicos. Encontrando larvas, encaminhamos para a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, para averiguação. Aproveitamos para virar os vasos, eliminando os pontos onde o mosquito pode se proliferar”, explica Sandra.
O Frei, no caso da Igreja Católica e o Pastor, na Evangélica, foram avisados, para que transmitam o recado nas missas e cultos. “É fundamental que as pessoas ajudem no controle. Cemitérios, borracharias, empresas e residências que possuem locais onde a água possa acumular, devem eliminar a água, prevenindo a reprodução do mosquito.
Além da água acumulada, Sandra apontou o lixo como ponto de reprodução do inseto. “Aqui encontramos plásticos e recipientes que servem como recipientes de água, e, consequentemente, locais propícios para a criação de larvas.” A limpeza de terrenos e eliminação de água é fundamenta. Ao invés de areia, a agente orienta que os vasos sejam preenchidos com britas ou pedriscos, já que este material não retém água.
Prefeitura Municipal
Imigrante