A Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social de Imigrante, frente a atual situação do RS com o aumento considerável de casos de Covid-19 divulgados no último Boletim Epidemiológico, e associada ao cenário de baixas coberturas vacinais emitiu um novo alerta para que a população reforce os cuidados preventivos.
A média do ESF Mariá Pettine recomenda algumas medidas que devem ser novamente adotadas visto que uma nova onda da doença, junto a duas novas subvariantes da ômicron, a BQ.1 e a XBB, já causa impacto em diversos países.
- As pessoas com sintomas respiratórios devem utilizar máscara de proteção facial e que evitar locais fechados e com aglomerações.
- Reforçamos o uso de máscaras de proteção facial em locais de baixa ventilação e/ ou risco de aglomeração.
- Reforçamos a importância das vacinas atuais e das campanhas de vacinação contra COVID-19, incluindo as doses de reforço.
- Reforçamos a importância da testagem para sintomas respiratórios, bem como a importância do isolamento e a intensificação de vigilância genômica.
O município possui atualmente três casos ativos de Covid-19 diagnosticados por meio de exame solicitado após consulta médica. Os pacientes e os seus contatantes diretos foram colocados em isolamento domiciliar.
Além dos casos positivos ou com suspeita de Covid, as Unidades Básicas de Saúde estão no seu limite de atendimento com diversos pacientes com sintomas de viroses. A Secretária de Saúde e Assistência Social Jóice Cristina Horst solicita que a população procure os postos de saúde somente em casos de emergência, pois além da dificuldade de atendimento, a aglomeração de pessoas pode provocar a contaminação cruzada.
Texto e foto: Cris Thomé / Divulgação
Imigrante