A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e Assistência Social, oferecem atendimentos de auriculoterapia. A técnica serve como terapia complementar aos tratamentos convencionais. À disposição às sextas-feiras, no posto de saúde do bairro Daltro Filho, a intenção é ampliar os atendimentos, oferecendo, também, no posto de saúde do Centro.
“A auriculoterapia consiste na aplicação de sementes de mostarda em pontos específicos na parte externa das orelhas, para estabelecer o equilíbrio energético do corpo, ajudando a tratar problemas de saúde como ansiedade, enxaqueca ou compulsão alimentar, por exemplo” explica a enfermeira Raquel Curi.
Este tipo de terapia tem origem na medicina tradicional chinesa e francesa, e baseia-se na ideia de que o corpo humano pode ser representado na orelha, no formato de um feto, e, por isso, cada ponto se refere a um órgão específico. Assim, quando esse ponto é estimulado, é possível tratar problemas ou aliviar sintomas nesse mesmo órgão.
Raquel conta que os pontos que recebem as aplicações são identificados conforme o relato dos pacientes. “Não há um número exato de pontos, mas buscamos estimular o máximo possível que identificamos. Ministramos de quatro a oito sessões, conforme o paciente relata a melhora nos sintomas”, disse a enfermeira.
Ely Höfle, de 76 anos, é agricultora aposentada e sofre de artrose e dores por todo o corpo, em função dos muitos anos de trabalho. “Depois que comecei o tratamento, as dores de cabeça e no estômago aliviaram bastante”, revela Ely. É importante ressaltar que a auriculoterapia não promove a cura e não substitui o tratamento médico convencional com remédios.
A técnica é indicada para o tratamento de dor por torções, contraturas ou distensões musculares, dor no ciático, ansiedade ou depressão, insônia. Além disso, a auriculoterapia também pode ser utilizada para tratar a pressão alta, vertigens ou palpitações, por exemplo. Os atendimentos são feitos às sextas-feiras, na Unidade Básica de Saúde do bairro Daltro Filho. O agendamento pode ser feito pelos telefones (51) 3754-0457 e (51) 98184-3745 (somente ligações).
Imigrante