O Município de Imigrante ultrapassou a aplicação de 8 mil doses de vacinas contra a Covid-19. Com o número de aplicações, 99% da população está vacinada com a 1ª dose ou a dose única. 63,6% da população está com o esquema vacinal completo.
A vacinação foi iniciada em janeiro de 2021 quando as cinco primeiras doses foram aplicadas nos profissionais da linha de frente do combate à pandemia. Desde então, 2.968 pessoas receberam a 1ª dose; 2.827 a 2ª dose e 86 pessoas a dose única. A dose de reforço foi aplicada em 1.659 pessoas e a 4ª dose em 452. Outras 59 imigrantenses também foram vacinados com a 5ª dose, aplicada em imunossuprimidos.
Os gêmeos Davi e Pedro, de 2 anos, foram vacinados na manhã dessa quarta-feira. Segundo o pai, Carlos Lutterbeck, a ação é fundamental para a saúde dos pequenos. “Eles tomaram mais essa dose e não tiveram nenhum tipo de reação, não choraram, não foi dolorido pra eles. Nossa obrigação como pais e responsáveis por essas crianças é protegê-los, e o melhor meio é a vacinação. É importante ressaltar que as vacinas são aprovadas pela Anvisa e recomendadas pelo Ministério da Saúde”, enfatiza
Novo cronograma da vacinação
A vacinação ocorre em quartas e sextas-feiras no Centro de Saúde. O agendamento deve ser feito pelo telefone (51) 3754-1031. Na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Daltro Filho a vacinação ocorre somente com agendamento, pelo telefone (51) 3754 0457.
A vacinação no 3º sábado de cada mês permanece, mas ressaltando que as vacinas da Covid-19 deverão ser agendadas, para otimizar a abertura dos frascos. A pessoa que não puder comparecer no horário agendado, deve avisar, pois sua dose da vacina poderá ser destinada para outra pessoa.
- O 2º reforço ou (4º dose) está sendo aplicada para maiores de 18 anos.
- Adolescentes acima de 12 devem receber a 3º dose da vacina do Covid 19 (respeitando o intervalo entre as doses)
- Crianças de 3 anos a 11 anos devem receber duas doses da vacina do Covid 19 (respeitando o intervalo entre as doses)
- Crianças de 6 meses a 2 anos deverão receber três doses (vacina específica para esta idade), e após a aplicação deverão aguardar 15 minutos na UBS. Neste momento esta vacina está disponibilizada para crianças com comorbidades. Assim que for liberada para as demais crianças, ela será aplicada somente em horário comercial e com agendamento prévio.
OBS: as crianças de 6 meses aos 11 anos serão contatados por um profissional da saúde para posterior agendamento da vacina. Caso houver recusa, o responsável pelo menor deverá comparecer na UBS para assinar o “Termo de Recusa”.
Legenda: Davi e Pedro, de 2 anos tomaram mais uma dose. “Eles não tiveram nenhum tipo de reação, não choraram, não foi dolorido pra eles”, garante o pai, Carlos Lutterbeck
Imigrante