A Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância de Imigrante alerta a população sobre o alerta epidemiológico da Hantavirose.
A doença é transmitida através da saliva, urina e fezes de roedores (domésticos e silvestres) infectados. Há um novo óbito registrado, somando um total de sete casos no RG, sendo dois confirmados na 16ª Coordenadoria Regional de Saúde de Lajeado. Atualmente Imigrante não registra nenhum caso suspeito/confirmado.
A partir do contato com o vírus, cerca de 1 a 5 semanas em média, os pacientes podem apresentar na fase inicial sintomas como febre, dor nas articulações, dor de cabeça, dores lombar e abdominal, náuseas, febre e vômito. Os pacientes podem desenvolver uma síndrome cardiopulmonar, com falta de ar, respiração e batimentos cardíacos acelerados, tosse e queda de pressão. Nessa fase, também é possível surgir inchaço pulmonar, com riscos de insuficiência respiratória aguda e choque circulatório.
Como medidas de prevenção a população deve roçar os terrenos, dar destino correto aos entulhos existentes, manter os alimentos estocados em recipientes fechados e á prova de roedores.
Imigrante