A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo, esteve representada no Workshop Vendendo meu Destino. O evento ocorreu na quinta-feira, dia 19, em Encantado, e reuniu mais de cem empreendedores que pretendem definir o posicionamento comercial dos seus negócios. Para os organizadores do evento, o Vale tem potencial e infraestrutura. O próximo passo é vender, para o Estado e para o Brasil, tudo o que é oferecido aqui. O workshop foi promovido pelo Sebrae RS, Governo do Estado do RS e Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales).
“Nesse workshop tivemos a oportunidade de falar sobre a aplicação do Mapa de Comportamento do Turista em nosso estado, onde a região do Vale do Taquari sinalizou os melhores perfis atendidos da oferta turística atual”, disse a coordenadora de Turismo, Mariane Wahlbrink Fischer.
Participaram do workshop, também, a coordenadora da Emater de Imigrante, Cristiane Dexheimer, a proprietária da Cascata das Orquídeas, Silvane Caio e Josiane Richter, da agroindústria de melado Naturichter. Para Josiane, a participação em um evento desses agrega muitos benefícios aos empreendedores. Para ela, o workshop foi muito importante, no sentido de entender melhor quem é o turista que vem para o Vale e as movimentações que estão acontecendo.
“Consequentemente poderemos aproveitar melhor as oportunidades. Dessa forma, poderemos direcionar melhor as ações, obtendo mais êxito. Ficou claro mais uma vez, o valor que agregamos, quando oportunizamos às pessoas o conhecimento sobre nosso produto, já que muitos sequer conhecem a produção de melado. Além disso, um workshop proporciona muitos contatos, possibilitando que conheçamos outros espaços e iniciativas que estão se apresentando, nos mantendo atualizados. Isso faz muita diferença”, explica Josiane.
Mapa de Comportamento do Turista
No ano passado, o Governo do Estado, por meio do Sebrae, organizou o Mapa de Comportamento do Turista no Rio Grande do Sul. Conforme o vice-presidente da Amturvales, Charles Rossner, este mapa buscou entender quais são as motivações de viagens quando alguém pensa em viajar. “Percebemos que as pessoas vêm para o Vale especialmente em busca de três tipos de turismo: de espiritualidade, de aventura e gastronômico. Então, esta é a nossa vocação enquanto destino e precisamos oferecer isso aos turistas”.
A ministrante do workshop, Gabrielle Signor, reforçou a importância de a região conseguir atender muito bem a estes três perfis de turismo na região. “Aqui, a base está pronta, existe potencial, muitos estabelecimentos estão surgindo, mas, tão importante quanto ter estrutura é saber se vender. É um trabalho comercial de ir para as operadoras, agências, consolidar informações, ter um bom material de divulgação. Acredito que este é o desafio e deve ser o grande foco da região”, afirmou Gabrielle.
Imigrante