O Programa Jovem Empreendedor chega ao sexto encontro no município de Imigrante. Instituído pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação, o programa envolve alunos do 6º ao 9º ano das Emefs Arco-Íris e Santo Antônio. Durante o programa, o estudante desenvolve habilidades de criação da própria empresa, podendo pesquisar e estudar na área de maior interesse.
“Independente da carreira que seguir, o jovem vai adquirir muitos conhecimentos voltados à gestão de negócios”, explica a professora Luciana Brune. As aulas irão até o mês de dezembro. Nessa altura, os alunos estão exercitando na prática a produção, custo de produção, vendas, lucro e todos os cálculos que envolvem o ato de empreender.
Pricila Benini Engster, e Caroline Wahlbrink, estudam no 7º ano da Emef Santo Antônio. Pricila produziu Donuts. Os produtos geraram um lucro de R$ 45, depois de subtraído todo o custo dos produtos, gás e tempo de trabalho. Caroline fez uma cuca rápida, receita da avó. Com o baixo custo de produção, a jovem teve 100% de lucro no produto.
Rodrigo Lorenzo Mattei do 7º ano da Emef Arco-Íris e Nicolas da Costa Kirschner, do 9º ano. Rodrigo considera que este aprendizado prepara os jovens para o futuro. “Caso eu seja um empresário de negócios, mas também para poder administrar melhor a minha própria vida” disse. Nicolas gosta dos ensinamentos do Jovem Empreendedor. “Acho muito legal, pois aprendemos a empreender e tudo o que envolve esse assunto”, considerou.
O Programa Jovem Empreendedor
Até o final do ano letivo, o aluno vai desenvolver o espírito empreendedor, que ensina a identificar ou criar oportunidades de negócios. Os estudantes terão capacidade de desenvolver competências intraempreendedoras, que vão gerar um diferencial em suas carreiras se forem atuar dentro de empresas como colaboradores.
A realização é do Instituto Manager, com parceria da Univates e agora Prefeitura de Imigrante, tendo como parceiros Google for Education, além de outras empresas. As aulas são ministradas no contraturno, para alunos do 6º ao 9º ano das Emefs Arco-Íris Santo Antônio.
Fotos de Carlos Eduardo Schneider/divulgação
Imigrante