A professora Aline Elisabet Greef e a monitora Jéssica Sperafico participaram, na semana passada, do 1º Fórum da Educação Inclusiva no Rio Grande do Sul. O evento ocorreu no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa do RS, na sexta-feira e sábado, dias 24 e 25 de março. A participação foi oportunizada pela Secretaria de Educação do município.
“Viemos para ficar a par e conhecer todas as possibilidades sobre educação inclusiva. Foram dois dias intensos, propositivos, de desconstrução do capacitismo, tão presente na nossa sociedade. Mais de 600 pessoas com relatos de famílias, profissionais da educação, autoridades ligadas à causa da inclusão. Eu fui convidada do congresso para expor como conduzimos a educação inclusiva aqui na nossa cidade”, relatou Aline, que pode apresentar a dinâmica de trabalho frente a libras e à inclusão como um todo.
No ano passado, havia aulas de libras para os anos iniciais da escola Arco-Íris. Isso proporcionou um entendimento maior sobre diferentes deficiências além da aprendizagem da língua de sinais. “Eu agradeço ao secretário Carlos Alexandre Lutterbeck pela oportunidade de mostrar nossa cidade e também participar do evento para que a inclusão da nossa escola seja cada vez mais aprimorada”, conclui Aline.
O secretário de Educação, Carlos Alexandre Lutterbeck, reformou o apoio da Administração Municipal a iniciativas como esta. “Nós, da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação, queremos cada vez mais trabalhar no sentido de ter uma educação inclusiva, que, gradativamente, possa atender todos os alunos que necessitarem de algum tipo de inclusão. A iniciativa das professoras Aline e Jéssica sempre terá o suporte da secretaria, justamente para irmos ao encontro disso que estamos buscando, que é a inclusão de todos os alunos da rede municipal de educação de Imigrante”, declarou.
Imigrante