Cerca de 200 mulheres participaram do VI Encontro da Mulher Cidadã de Imigrante, realizado na última sexta-feira, dia 29 de maio de 2015, no ginásio do Esporte Clube Arroio da Seca (Ecas). O evento foi realizado pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e Emater-RS/Ascar de Imigrante.
As participantes foram recepcionadas pela equipe do Cras e receberam um creme para cuidado das mãos. Inicialmente, a psicopedagoga do Cras, Fabiana Christ, colocou para as participantes uma mensagem sobre o Dia Internacional da Mulher, seu surgimento e sua importância perante a sociedade.
A data foi criada para homenagear as mulheres que foram queimadas após fazerem uma greve reivindicando seus direitos. Christ coloca que as lutas pelos direitos das mulheres continuam nos dias de hoje. Ela também colocou que a equipe do Cras está sempre à disposição, para auxiliar e orientar no que for preciso.
Como as imigrantenses participam das atividades regionais alusivas ao dia internacional da mulher, em Imigrante as ações são realizadas no mês de maio, como parte da programação do aniversário do município.
A médica especialista em homeopatia, Edel Holderried, palestrou sobre o funcionamento da técnica e aplicação em seus pacientes. A técnica em agropecuária da Emater, Cristiane Dexheimer, abordou o cultivo do alimento orgânico, relacionando à Semana do Alimento Orgânico, que ocorreu de 25 a 29 de maio.
O grupo de mulheres voluntárias se apresentou ao final. Após foi servido um lanche e chá para as participantes, e cada uma pode levar uma muda de chá e flores.
Crédito das fotos: Luise Tombini/Divulgação