Nos dias 15, 16 e 17 de maio de 2023, no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre, ocorreu a 9ª Conferência Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, etapa preparatória à 17ª Conferência Nacional de Saúde.
Foram três dias de debates e deliberações de propostas procedentes das Conferências Municipais de Saúde realizadas pelos municípios, sobre temas referentes ao Sistema Único de Saúde (SUS), divididos em quatro eixos: Eixo 1 - O Brasil que temos, o Brasil que queremos; Eixo 2 - O papel do Controle Social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Eixo 3 - Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; Eixo 4 - Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.
Ainda, no formato mesa redonda, os seguintes assuntos foram discutidos: Covid-19 e o Controle Social, e Gestão e Regionalização da Saúde e SUS: Desafios para sua Efetivação. Na oportunidade, o Município de Imigrante esteve representado pelas delegadas Naides Ricardi e Dolores Trombini (segmento usuários), Raquel Curi (segmento trabalhadores da saúde) e como convidada, Iasmin Rottoli.
A conferência, realizada de quatro em quatro anos, tem como objetivo avaliar a situação de saúde, elaborar sugestões e definir as diretrizes que devem ser incorporadas na elaboração do Plano Plurianual de Saúde e do Plano Estadual de Saúde (PES).
Fotos: Divulgação
Imigrante