A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Imigrante deu início a mais um grupo do Programa Na Medida. Os encontros vêm ocorrendo semanalmente, nas terças-feiras, junto ao auditório do Centro de Saúde da Família.
O Programa é coordenado pela Nutricionista Priscila Zanella e terá a participação da Psicóloga Camila Vian e da Farmacêutica Mônica Manfroi, que abordarão os temas ansiedade e compulsão alimentar e efeitos colaterais de medicamentos utilizados para o emagrecimento.
Segundo Zanella, os encontros visam estimular a perda de peso de forma gradual, por meio de uma alimentação saudável e mudanças nos hábitos de vidas dos participantes. “A intenção não é que os participantes percam peso de forma rápida, pois estudos indicam que dietas rígidas são mantidas por cerca de três meses. Após isso, o paciente volta a ganhar peso”, explica ela.
A aposentada Liselote Kehl, já em acompanhamento nutricional participa do grupo pois precisa controlar o peso em razão de ter problemas de saúde. Segundo ela, o grupo proporciona a troca de informações entre os participantes e profissionais.
Ao longo dos grupos obtiveram-se resultados onde a perda de peso média foi de 3Kg em seis semanas. Outros 2 participantes, que frequentaram o grupo 2 vezes com um intervalo entre os eles, tiveram em sete meses uma perda de peso de quase 8 Kg cada um.
Dessa forma, o objetivo é que ao término dos encontros os participantes consigam manter o hábitos adquiridos, e que mantenham a perda gradual de peso, sem prejudicar a saúde e ser vítima do chamado “efeito sanfona”.
Cada edição do programa dura cerca de seis semanas e são realizados fora do horário de expediente, para não prejudicar as pessoas que trabalham e tem interesse em participar.
Os interessados em ingressar na próxima edição do grupo podem deixar o nome e telefone no Centro de Saúde ou pelo telefone (51) 3754 1031, em horário de expediente.
Imigrante