A Administração Municipal de Imigrante, por meio da Secretaria de Obras e Mobilidade Urbana, interrompeu totalmente o trânsito sobre a ponte que liga o município a Colinas. “A enxurrada ocorrida na semana passada fez com que a água passasse sobre a ponte, arrastando muito material, o que ocasionou trincas e deslocamento da mesma”, analisaram os engenheiros Claimar Duarte, Hélem Bastian e Felipe Pocebon.
Acessos alternativos são, pelo município de Imigrante, a Estrada da Seca Baixa, até a altura da indústria de Laticínios do Sul, e em direção a Colinas, a saída da linha 31 de Outubro.
Duarte ressalta que a liberação está condicionada a uma avaliação mais detalhada. “Não é possível acessar a base dos pilares, para saber se houve danos mais significativos à estrutura”, conclui. O local deve passar por limpeza, nos próximos dias, para a retirada de troncos e galhos. Os guarda-corpos também foram arrancados pela força da água.
Segundo o secretário de Administração, Planejamento em Finanças, Edson Heck, o Município está buscando recursos federais para recuperar esta e outras pontes. “Estamos preocupados com a situação desse acesso, e também com as pontes situadas em linha Imhoff e no Vale da Harmonia. Dessa forma, estamos fazendo todos os levantamentos necessários para obter recursos do Governo Federal, e assim recuperar essas ligações tão importantes para nossos produtores”, destacou.
Fotos de Carlos Eduardo Schneider
Imigrante