Os nove candidatos que estão concorrendo às vagas de para o Conselho Tutelar do Município de Imigrante, após passarem pelo processo de aptidão por meio de prova escrita, iniciaram a campanha eleitoral. A eleição unificada, que ocorre em todo o país, será no dia 1º de outubro, em horário e local de urnas a serem divulgados.
Todos os cidadãos que possuem título de eleitor e não têm pendências com a Justiça Eleitoral estão aptos a votar. Cada conselheiro eleito terá um mandato de quatro anos (2024/2027), com carga horária de 40 horas semanais, mais regime de plantão. O Conselho Tutelar é responsável por zelar pelo cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e atuar em situações que envolvam violação desses direitos, tendo um papel fundamental na proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes.
Com atribuições previstas no artigo 136 do ECA, o conselheiro tutelar atende crianças e adolescentes diante de situações de violação de direitos. Também é papel do conselheiro encaminhar crianças e adolescentes aos pais ou responsáveis, quando necessário, além de oferecer orientação, apoio e acompanhamento temporários para situações delicadas.
“As atribuições dos conselheiros tutelares são importantíssimas para a garantia dos direitos e proteção das nossas crianças e adolescentes, por isso é importantíssimo que a população se envolva e vote no processo de escolha dos futuros membros”, destacou o presidente do Comdica, Ernani Schneider.
Os candidatos e seus respectivos números são:
51 – Nair Peters
52 – Carmen Neusa Klein Reichert
53 – Jonas Wiebusch
54 – Kelli Eduarda Wenneker
55 – Djalmo José Pugliessi Lobo
56 – Maria Inês Michels Barili
57 – Janaína Catto
58 – Carla Saalfeld de Souza Bruxel
59 – Morgana Manica Kruger
Imigrante