Hortas e canteiros não serão mais regados utilizando água potável do abastecimento municipal em escolas de Imigrante.
Preocupados com a preservação dos bens naturais a Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo está implantando sistemas de coleta de água da chuva nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental Arco-Íris e Santo Antônio. A iniciativa também foi um pedido de vereadores.
O coletor se resume a uma caixa d’água para armazenar a água da chuva, conduzida até o reservatório por calhas. De lá, há torneiras que possibilitam a irrigação de canteiros, hortas e pode ser utilizada para limpar calçadas. Esta água não pode ser consumida por humanos, mas evita o desperdício de água potável.
Segundo o secretário da pasta, Charles Porsche, as iniciativas visam conscientizar os alunos da importância do reaproveitamento da água. “A ideia é que futuramente estas ações realizadas na escola se multipliquem também nas casas, onde as famílias podem implantar sistemas de captação e reproduzir demais ações sustentáveis aprendidas e vivenciadas na escola”, reforça ele.
A diretora da Escola Arco-íris, Carla Klein Camilo também considera importante levar estas iniciativas aos alunos, para eles as levem até suas casas. “A água é um elemento indispensável para a vida e está cada vez mais escassa devido a fatores como, por exemplo, a poluição e uso exagerado. Para tanto, nós como escola temos o dever de mostrar para os alunos que existem maneiras de “poupar”, usar da captação da água para lavar calçadas e molhar as plantinhas que nós mesmos plantamos na escola”, explica ela.
O projeto foi executado em parceria com a Secretaria de Obras e Mobilidade Urbana, pelo instalador hidráulico e pedreiros.
Mesmo sistema para a lavagem de máquinas
Em 2015, servidores da equipe de obras tiveram a ideia de implantar o sistema para a lavagem de caminhões e máquinas, e vêm funcionando até então.
Imigrante