O Centro de Atividades Integradas (CAI), que funciona na antiga Emef Ernesto Alves, é referência para outros municípios do Estado, pelas atividades realizadas no turno inverso (contraturno). No início do mês de setembro estiveram presentes das dependências do CAI, representantes da Secretaria Municipal de Educação de Santa Cruz do Sul para acompanhar de perto o seu funcionamento. Já nessa terça-feira, dia 02, uma comitiva formada pela diretora e pela pedagoga do Senac de Lajeado, Etiene Azambuja e Lívia Benedetti; Denise Matte, responsável pelas soluções corporativas do Senac Lajeado, além de Andrei Simão de Melo, técnico do Núcleo de Negócios do Senac-RS, visitou a escola.
Atualmente o Senac possui parcerias com 15 municípios do Rio Grande do Sul para realização de atividades no turno inverso, sendo o município de Imigrante o pioneiro neste modelo. No CAI, o Senac acaba sendo responsável por parte dos profissionais das oficinas enquanto que a Administração Municipal cede as monitoras, a servente e a coordenadora. “As oficinas que nós temos são de escrita criativa, sustentabilidade, artes e artesanato, inteligência emocional e relações interpessoais, ludicidade, inglês, esporte e educação financeira”, explica a coordenadora Amanda Wunder.
A coordenadora acrescenta que, em parceria com a Emater, o CAI oferece aos mais de 60 alunos, oficinas de sustentabilidade, cultivo de horta, visitação de propriedades rurais, para eles conhecerem as profissões em uma agroindústria. “As oficinas não são fixas. Uma vez por ano, normalmente no final do ano letivo, é feita avaliação com as famílias, para identificar quais os assuntos mais apropriados e do gosto dos alunos, e então implementamos. As gestoras das Emefs Santo Antônio e Arco-íris também auxiliam e dão dicas de possíveis oficinas”.
Conforme o secretário da Educação, Carlos Alexandre Lutterbeck, há poucos anos, o CAI era uma escola rural, que atendia apenas seis alunos. Hoje, o educandário recebe diariamente 60 crianças. Ser referência para outros municípios nos enche de orgulho e mostra que estamos no caminho certo. Além disso, ao longo dos últimos meses o CAI passou por reformas e adequações para garantir um maior conforto e melhores condições para o aprendizado dos alunos. Há que ressaltar que esse processo de melhorias estruturais continuará acontecendo no CAI, assim como em todas as instituições de ensino do município. É nesse sentido que a Administração Municipal trabalha, indo sempre ao encontro das necessidades do nosso bem mais precioso, nossos alunos.
Fotos de Carlos Eduardo Schneider / Divulgação
Imigrante