Com a presença de amigos, familiares e fãs a Orquestra Municipal de Imigrante realizou na última sexta-feira, dia 13 de outubro, um evento beneficente para comemorar os 30 anos de fundação. A programação que contou com show dançante da OMI ocorreu no Centro Comunitário Arroio da Seca e teve todos os ingressos colocados à disposição vendidos.
O jantar contou com um coquetel italiano, servido pela Speciale Buffet, com auxílio dos Bombeiros Imicol. Após o show da Omi, o Dj Kariok animou a todos.
Durante o protocolo, a qual foi de agradecimentos por todos os músicos que passaram pela Orquestra, e em especial a todas as Administrações municipais que sempre deram o suporte necessário para a manutenção das atividades, foram homenageados o saxofonista Adalberto Dressler e o maestro Astor Jair Dalferth, que estão na OMI desde a sua primeira formação.
Orquestra Municipal de Imigrante: 30 anos de uma linda história
Em março de 1993 um grupo de músicos do recém-criado município de Imigrante, reuniu-se em torno de um grande objetivo: formar uma Orquestra que pudesse representar Imigrante nas mais diversas ocasiões. Muitos foram os desafios e as incertezas com os quais se deparam, porém, a vontade e a determinação daqueles artistas sempre prevaleceram.
Em uma das primeiras aparições em público daquele grupo, estiveram presentes em uma apresentação no ginásio municipal os seguintes integrantes: Toni Staggemeier, Edemilson Delbrugge, Adalberto Dressler, Helmuth Dalferth, Werner Hachmann, Egon Richter, Astor Dalferth, Júlio Sulzbach, Seno Magedanz, Edilson Lutz, Celson Pereira da Silva, Luiz Carlos Endler, Benno Andrade, Moises Andrade e Edmar Delbrügge.
Imigrante sempre foi um município que revelou grandes talentos musicais, aliás, os 35 anos do município, nos mostram que Imigrante respira cultura! E isso pode ser observado pelos diversos eventos culturais que aqui ocorrem.
Ao longo de mais de 30 anos, a formação da Orquestra foi se alterando, sem jamais deixar de primar pela excelência musical, dando às boas-vindas aos novos integrantes, e sem jamais deixar de lembrar e agradecer aqueles que ajudaram a escrever esta linda história.
Contudo, toda história, para que siga o seu caminho, também precisa de suporte. E aqui, agradecemos de coração à todas as administrações municipais que sempre acreditaram no trabalho sério que foi e vem sendo desenvolvido pela Orquestra durante a sua trajetória. Aliás, há que ressaltar, com muito orgulho, que boa tarde dos integrantes que compõe ou que já estiveram presentes nas diferentes formações da Orquestra foram forjados nas escolinhas de música que são mantidas pela Administração Municipal. Também não podemos deixar de mencionar a parceria que sempre mantivemos com a Associação Cultural de Imigrante.
Com o passar dos anos, fomos expandindo horizontes, cruzando fronteiras e tivemos a oportunidade de representar o nosso querido município em diversos locais do Brasil e do exterior. Em julho deste ano estivemos, pela segunda vez, na Alemanha para realizamos uma turnê por 7 diferentes. Todavia, para que pudéssemos concretizar todos estes projetos, precisávamos de parceiros que pudessem nos ajudar a viabilizá-los. Dessa forma, gostaríamos de agradecer imensamente a parceria de longa data com a Metalúrgica Hassmann e aos novos parceiros que fomos angariando nos últimos tempos, como a Gota Limpa, o supermercado STR de Lajeado, o grupo Medical San e a Biscoitos Klain.
Igualmente não podemos deixar de agradecer a cada um vocês que está aqui prestigiando esse momento tão especial com a Orquestra Municipal de Imigrante. De forma especial nossos agradecimentos também vão para a Cláudia, o Kalli, a Anelise, a Andrea e a Janice que dedicaram o seu tempo e talento para decorarem de forma tão linda nosso evento.
Falando um pouco da Orquestra, atualmente o grupo conta com 19 integrantes e possui uma distribuição instrumental do tipo “Big Band Standard”, com naipes de saxofones, trompetes, trombones, apoiados rítmico e harmonicamente por teclados, bateria, guitarra e contrabaixo. O repertório é constituído de temas da MPB, Jazz, Música Latino-americana, cinema mundial, Rock e Pop Rock. Desde 2004 vem desenvolvendo coreografias visando uma maior interação com seu público.
Mesmo que a formação da Orquestra tenha, entre idas e vindas, se alterado ao longo da sua existência, há entre nós ainda duas presenças marcantes: a do nosso saxofonista Adalberto Dressler e a do nosso maestro Astor Jair Dalferth! Dessa forma, gostaríamos de aproveitar esse momento para lhes entregar uma pequena lembrança como forma de agradecimento por todo empenho e dedicação para com a nossa Orquestra ao longo de 3 décadas”.
Fotos Cris Thomé
Imigrante