O município de Imigrante foi contemplado para receber R$ 24 mil de implementação e 7,2 mil/mensal para o custeio em recursos do Ministério da Saúde (MS) para a implementar serviços de especialidades odontológicas. A portaria também prevê incentivo financeiro de pagamento por desempenho de R$ 1,8 mil repassado, mensalmente, aos Municípios que alcançarem os indicadores estratégicos em avaliação quadrimestral.
Os serviços de especialidades odontológicas terão atendimento integral, seguindo os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para se receber o recurso o município realizou o credenciamento pelo Serviço de Especialidades em Saúde Bucal (Sesb) disponibilizado pelo MS, informando as especialidades a serem ofertadas conforme a necessidade do município. Dentre as ações a serem realizadas estão as próteses e tratamento endodontico. A equipe do SESB deverá ter ao menos dois cirurgiões-dentistas e um auxiliar ou técnico de saúde bucal. Também é requisito oferecer, pelo menos, duas especialidades odontológicas.
A Secretária da Saúde e Assistência Social Jóice Cristina Horst comemorou a recebimento de mais este recurso federal. “É uma forma de levar uma assistência de saúde bucal especializada a nossa população, oferecendo serviços que podem ter alto custo, e que alguns dos nossos munícipes não tem como arcar de forma privada”.
Foto Cris Thomé
Imigrante