A Administração Municipal, por meio da Secretaria da Saúde e Assistência Social, promoveu treinamento aos Conselheiros Tutelares de Imigrante, e suplentes. Na parte da manhã, a formação foi estendida a todos os componentes do Sistema de Garantia de Direitos do Município (Conselho Tutelar, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e Rede de Apoio). A formação foi de caráter foi teórico-prático. A posse dos novos conselheiros tutelares ocorre em 10 de janeiro.
O curso foi ministrado pela empresa Mediari Assessoria e Gestão Social Ltda, por meio da Assistente social Eliana Becker, psicóloga Cláudia Zagonel Bender e professora Teresinha Schnorr.Na oportunidade foram abordados assuntos como o dia-a-dia do conselheiro tutelar, o Estatuto da Criança e do Adolescente, situações em que o conselheiro deve intervir, competências, atribuições, aplicação de medidas de proteção, formas de intervenção, a relação com a rede de atendimento e construção de fluxos, redação de documentos oficiais.
“A legislação foi um assunto amplamente abordado. Exemplos são a Lei da Escuta Protegida, (Lei 13431/2017, que estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima de violência: reconhecimento de cada tipo de violência, construção de fluxos de atendimento, como ouvir, resoluções, noções de informática e outras demandas identificadas pelo Comdica”, disse a secretária Jóice Cristina Horst.
“Ao longo deste ano assessoramos diversos Comdicas dos municípios das mais variadas comarcas no processo de condução da escolha dos Conselheiros Tutelares para gestão 2024-2027, com a elaboração de documentos, aplicação de curso preparatório, prova escrita. Desenvolvendo este trabalho identificamos as reais necessidades dos Conselheiros Tutelares no seu dia-a-dia de trabalho e na estruturação de fluxos entre os demais atores do Sistema de Garantia de Direitos no Município”, declarou Eliana.
Fotos: Divulgação
Imigrante