Saúde alerta sobre a Febre Amarela

Saúde - Domingo, 07 de Abril de 2024


Saúde alerta sobre a Febre Amarela

 A Secretaria de Saúde e a Vigilância Sanitária de Imigrante alertam a população que houve a confirmação de um caso humano de febre amarela no município de Rolante–RS. A febre amarela não circulava no Estado desde 2009, porém foram registrados vários casos em bugios em 2023, demonstrando a circulação viral no território.

Pedimos a atenção da população, principalmente da área rural, caso houver ocorrência de macacos mortos, para entrarem em contato com a Vigilância Sanitária, pelo fone:3754-1163 para ser realizada a coleta e o envio do material para diagnóstico laboratorial.

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, de evolução abrupta e com elevada letalidade nas suas formas graves. A doença é causada por um vírus transmitido pelos mosquitos Aedes Aegypti infectados, e possui dois ciclos de transmissão (urbano e silvestre).

No ciclo silvestre, os macacos são considerados os principais hospedeiros, amplificadores do vírus, e são vítimas da doença, assim como o ser humano, que, nesse ciclo, apresenta-se como hospedeiro acidental. Por isso os macacos são um alerta importante para o registro da doença.

É uma doença de notificação compulsória imediata, ou seja, todo evento suspeito (morte de macacos, quanto casos humanos com sintomatologia compatível) deve ser prontamente comunicado/notificado, em até 24 horas após a suspeita inicial, às autoridades locais competentes pela via mais rápida (telefone, e-mail, “etc”). Às autoridades de saúde cabe notificar os eventos de febre amarela suspeitos ao Ministério da Saúde. 

Em casos graves, a pessoa infectada por febre amarela pode desenvolver alguns sintomas, como:febre alta; icterícia (olhos e pele amarelada); hemorragia; eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. Importante: Cerca de 20% a 50% das pessoas que desenvolvem febre amarela grave podem morrer. Assim que surgirem os primeiros sinais e sintomas, é fundamental buscar ajuda médica imediata.

Como prevenir

A melhor forma de prevenção à Febre Amarela é a Vacinação. É recomendado pelo Ministério da Saúde apenas uma dose da vicina durante a vida toda. Para saber se você pode tomá-la, basta procurar a unidade de saúde mais próxima. Também pode baixar o Conecte SUS Cidadão, onde é possível visualizar seu histórico de vacinas.

Quem NÃO pode tomar a vacina: crianças menores de 9 meses, mulheres amamentando crianças menores de 6 meses, pessoas com alergia grave ao ovo, pessoas que vivem com HIV e que tem contagem de células CD4 menor que 350, pessoas em tratamento com quimioterapia/ radioterapia, pessoas portadoras de doenças autoimunes e Pessoas submetidas a tratamento com imunossupressores (que diminuem a defesa do corpo).

Outras formas de prevenção são o controle do mosquito transmissor, com todos os cuidados como evitar água parada, e o controle de mortalidade de macacos.

Sintomas

Fase aguda – Febre; Dor de cabeça; Dores musculares, especialmente na região das costas e nos joelhos; Sensibilidade à luz; Náuseas, vômitos ou ambos; Perda de apetite; Tontura; Rosto, olhos ou língua vermelhos. Nessa fase, a maioria das pessoas se recupera em até 4 dias, ou desenvolvem sintomas mais graves.

Fase tóxica Febre recorrente; Dor abdominal; Vômitos; Icterícia (coloração amarelada da pele causada por danos no fígado); Falência renal; Sangramento do nariz, olhos ou boca; Urina escura; Frequência cardíaca lenta; Disfunção cerebral, incluindo delírios, convulsões e coma. Essa é a fase perigosa da doença. Aproximadamente, 15% das pessoas entram nessa etapa da febre amarela, quase sempre depois de, mais ou menos, 2 dias de remissão dos sintomas da fase aguda.


 

Prefeitura Municipal


Imigrante