Segunda edição da tarde de campo foi realizada

Administração - Quarta-feira, 29 de Junho de 2016


Segunda edição da tarde de campo foi realizada

 

Propriedade de Anacleto Ghisleri e Antônio Selva sediou a segunda tarde de campo referente ao cultivo de hortaliças, na última segunda-feira, 27 de junho. Duas oficinas foram realizadas, voltadas aos produtores que participam da Feira do Produtor e também aos fornecedores de merenda escolar.

As atividades integram o Programa Socioassistencial de Inclusão Social e Produtiva, e são executadas pela Emater-RS/Ascar de Imigrante e Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico.

As famílias Selva e Ghisleri possuem uma parceria e cultivam juntas brássicas, que são plantas como couve-flor e brócolis, uva, pêssego, cáqui e tomates. Este último foi tema de uma das oficinas que ocorreram no dia. Um dos pontos que a Técnica em Agropecuária Cristiane Dexheimer destaca, é que eles conseguem produzir as próprias mudas de hortaliças. O que segundo ela não é uma atividade fácil.

Realizar os encontros nas propriedades possibilita que o produtor exponha o que cultiva aos demais participantes e também proporciona experiências práticas. Reuni-los também é uma forma de trocarem ideias e experiências, de forma a melhorar os empreendimentos.

A extensionista Nair Kunzler Massotti falou sobre o processamento do tomate e qualidade nutricionais. Ensinou os presentes a fazerem catchup caseiro, como forma de armazenarem o produto para consumirem durante períodos em que não há produção de tomate.

Após, o Engenheiro Agrônomo e Assistente Técnico Regional de olericultura, Lauro Bernardi, palestrou sobre mercado, produção orgânica, organização de grupo na área de frutas e hortaliças, bem como, passou aos presentes uma visão regional de mercado e algumas tendências para o futuro da produção.

O intuito dessa atividade foi de auxiliar os produtores no planejamento das atividades que realizam. Também fizeram um levantamento sobre as principais dificuldades encontradas no cultivo de hortaliças. As questões que mais apareceram for apareceram foram relacionadas ao cultivo, preparo do solo, e controle de pragas.

Com esse levantamento, as próximas tardes de campo irão trazer oficinas sobre as principais dúvidas levantadas na pesquisa. No final do encontro, todos degustaram uma pizza de tomate preparada pela Extensionista.

No dia 07 de julho será realizada uma excursão para o Rural Show, em Nova Petrópolis, e visitas a produtores de hortaliças orgânicas em Bom Princípio. Os interessados devem entrar em contato com o escritório da Emater de Imigrante até o final desta semana.

Já a próxima tarde de campo está marcada para o dia 02 de agosto, na propriedade de Lauro Rabaioli, localizada na Linha Harmonia Alta, com início às 13h30min. O tema será “fertilidade e preparo do solo”. O encontro é aberto a todos os interessados.

 

Prefeitura Municipal


Imigrante