O Grupo Teatral Façarte Jr, de Imigrante, apresentou a peça “O Dragão Verde” de Maria Clara Machado para os alunos que estudam no período da tarde, nas Escolas Arco-Íris, Ernesto Alves e Santo Antônio. Nas três apresentações realizadas, cerca de 200 alunos assistiram a peça.
Atualmente, o grupo conta com onze integrantes de nove a doze anos, que ensaiam em segundas-feiras das 17h30min até 18h30min.
Segundo o Secretário de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Charles Porsche, a Associação Cultural teve todo o apoio do município para implantar as aulas de teatro para as crianças, por considerar de fundamental importância para o crescimento pessoal e coletivo dos participantes.
“Como acompanhei o grupo desde o início, fica perceptível a evolução na interação com o público e postura de palco de cada um, bem como do grupo”, explica Porsche.
Athenaís Schäfer é mãe de Sophia Gonçalves e participou da apresentação da peça. Ela afirma que não quer que a filha pare de fazer teatro, pois a auxiliou a perder um pouco da timidez e aumentar sua autoestima o que também será útil em diversas situações que ela vivenciará, como exemplo, em um futuro emprego. “Percebemos isso pelo fato de não falar mais tão baixinho e em sua desenvoltura ao atuar”, afirma ela.
“Com relação ao grupo, achei muito bom, claro que cada criança no seu ritmo, algumas mais envergonhadas ou falado mais rapidamente seu texto. No geral foi possível perceber, ao mesmo tempo, o empenho e a alegria das crianças em fazer parte do grupo”, ressalta Athenaís.
O diretor Marcelo Brentano é o responsável pelo Façarte Jr, e descreve o grupo como apaixonado pelo teatro, e se encontram semanalmente para vivenciarem o mundo da imaginação por meio do teatro. “São meninas atrizes que se dedicam ao teatro, e conseguiram levar o brilho e a magia da arte para as escolas de suas comunidades”, enaltece Brentano.
Imigrante