Febre amarela: Agentes de Saúde orientarão a população sobre quem precisa se vacinar

Administração - Terça-feira, 30 de Janeiro de 2018


Febre amarela: Agentes de Saúde orientarão a população sobre quem precisa se vacinar

 

A Secretaria da Saúde e Assistência Social de Imigrante informa que as gentes Comunitárias de Saúde possuem a lista das pessoas de Imigrante que já foram vacinadas contra a febre amarela e irão orientar as famílias durante as visitas sobre quem ainda não foi vacinado. Estima-se que mais da metade da população já recebeu a vacina.

Conforme novas orientações do Ministério da Saúde, quem já recebeu uma dose da vacina não necessita fazer reforço em dez anos. Os pacientes que tiverem dúvidas devem consultar seu médico ou a equipe da saúde para mais informações.

O que é a febre amarela?

A febre amarela é uma doença de gravidade variável, infecciosa e se apresenta de duas formas, a silvestre e a urbana.

Conforme a enfermeira Luciana Magalhães Rodrigues a forma silvestre acomete os macacos. Eles hospedam o vírus, transmitido pela picada do mosquito Haemagogus e servem como sinal de alerta para os humanos. Assim como os humanos, os macacos adoecem com a picada dos mosquitos infectados e não são os responsáveis por transmitir a doença.

Já a outra é a forma urbana que é transmitida pela picada do mosquito Aedes Aedes Aegypti, o mesmo que transmite a dengue, zika vírus e a chicungunia. Considerando que os mosquitos são diferentes, nos dois casos os vírus e os sintomas são idênticos.

 

Sintomas

Os sintomas podem ser leves, a ponto de serem confundidos como uma virose, ou podem evoluir para uma forma mais agressiva que pode levar ao óbito. Por isso, é necessário buscar atendimento médico e não se automedicar caso apresente os sintomas da doença.

Na forma leve os sintomas são febre, dor de cabeça, náusea, dor muscular e cor amarelada nos olhos e na pele, que pode ou não ocorrer. Já na forma grave, a cor amarelada se intensifica, ocorrem hemorragias, a urina escurece e há diminuição da consciência.

Vacinação

Luciana ressalta que a única forma de se prevenir contra a doença é a imunização. A vacina contra a febre amarela está disponível nas unidades de saúde do município, e é aplicada nas terças-feiras.

Segundo orientações do Ministério da Saúde, não podem tomar a vacina, crianças menores de 9 meses de idade, mulheres amamentando crianças menores de 6 meses de idade, pessoas com alergia grave ao ovo, pessoas que vivem com HIV e que tem contagem de células CD4 menor que 350, pessoas em de tratamento com quimioterapia/ radioterapia, pessoas portadoras de doenças autoimune, pessoas submetidas a tratamento com imunossupressores (que diminuem a defesa do corpo), e pessoas com mais de 60 anos de idade só podem ser vacinadas com receita médica.

Prefeitura Municipal


Imigrante