Realizada de 9 a 13 de maio, a 3ª Expofesta Imigrante atraiu milhares de pessoas para a feira, que ocorreu no Ginásio e Praça Municipal.
Nos dias 09 e 10, foram realizadas programações internas do município, entre elas, a Sessão Solene.
A feira comercial abriu na manhã da sexta-feira, e à tarde foi realizada a palestra com o Frei Jaime Betega. Durante todo o dia os alunos das escolas de Imigrante visitaram a Expofesta.
Na parte da tarde ocorreu a reunião da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (AMVAT), no Convento Franciscano São Boaventura. Além da pauta do encontro, os prefeitos e demais presentes assistiram ao vídeo institucional de Imigrante. Ao final, todos se dirigiram até a capela, onde o Coral Municipal e atores da Paixão de Cristo fizeram lindas apresentações.
A abertura oficial da feira ocorreu na arena de shows e teve a participação de autoridades locais, deputados federais e estaduais, representantes de entidades, entre outros. A abertura contou com as apresentações da Orquestra Municipal e da Orquestra Jovem de Imigrante, que tocaram em conjunto.
Como forma de simbolizar o brasão do município, um casal vestido com trajes alemães trouxe um cactos e o parafuso e o casal com trajes italianos entrou com o pão, uva, e o livro. Por fim, deram-se as mãos, como está no símbolo.
Ainda na sexta ocorreram os shows do Tchê Barbaridade, O Bando e os DJ’s da Encanto.
A programação cultural do sábado iniciou com a apresentação do Coral Municipal de Imigrante e do Grupo de Danças Sonnenlicht e à tarde ocorreu o desfile temático, envolvendo todas as comunidades em uma bela homenagem ao aniversário do município. À noite, a banda Alpha Rock abriu o show nacional com Thiago Brava.
Um grande público circulou na Expofesta durante o domingo, que iniciou com as apresentações da Orquestra Jovem de Imigrante e do Grupo de Danças Sonnenlicht.
Para divertir a criançada, ocorreu o Festival Infantil que trouxe Frozen, Minions, Mickey Mouse, Patrulha Canina entre outros. Após, a maioria aproveitou o parque e o cinema 6D.
Os shows do domingo com a banda Barbarella, Thomas Machado e os Irmãos Machado, e por fim, com Papas da Língua agitaram o público.
Uma das novidades, foi a exposição de animais, que teve grande procura do público. Foram expostos bovinos, caprinos, ovinos, galináceos, e peixes. A feira do produtor também foi transferida para o espaço d feira, como forma de valorizar a agricultura familiar e os alimentos agroecológicos cultivados em Imigrante.
A Plena Eventos realizou uma pesquisa, ao final do domingo, na qual os expositores apresentaram bons resultados em contatos e vendas, e 98% manifestaram interesse em voltar na próxima edição da Expofesta.
O presidente da 3ª Expofesta Imigrante, Celson Miguel da Silva, agradeceu ao trabalho desenvolvido por todos os envolvidos para que a feira fosse realizada.
O prefeito Celso Kaplan disse estar muito feliz com a 3ª Expofesta. O chefe do Executivo ressalta que para que a feira ocorresse, foi necessário o empenho de muitos, como da Associação Cultural, da CIC, da AIEL, dos servidores municipais, a equipe que prestou assessoria, enfim todas as comissões de trabalho. “Graças à dedicação de todas essas pessoas conseguimos realizar um belo evento. Mas o que mais me deixou feliz foi a grande presença da família imigrantense na Expofesta, desde crianças até idosos, prestigiando as atrações e a feira”, enaltece Kaplan.
A 3ª Expofesta de Imigrante foi realizada pela Associação Cultural de Imigrante, e contou com o patrocínio máster do Município de Imigrante, patrocínio do Sicredi, Salva Craft Beer, Languiru, Cactário Horst, Certel e Dumar Transportes; Assessoria e Organização da Plena Eventos e TBT Produções. A Parte Cultural contou com o financiamento do Sistema Pró-Cultura/RS LIC, da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Mais fotos do evento em:
https://www.facebook.com/expofesta/
Imigrante